Pedreira do Estado em Capão do Leão - RS

Aqui você terá contéudo nostálgico e recente relacionados a Pedreira do Estado em Capão do Leão - RS

25 agosto 2022

Grafton

Em 24/08/2022 o chassi do Grafton voltou para Pedreira.

18 agosto 2022

PESQUISADORES 1962

AGRADECIMENTO

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA

CASA DE BOMBAS

GUINDASTES

CAÇAMBA DE MOELLON

BIOGRAFIA DE FARIA SANTOS

POESIA SESQUICENTENÁRIO DE PELOTAS

USINA TERMOELÉTRICA

USINA TERMOELÉTRICA

Casa Suspensa

Antigo escritório da Pedreira

Sesquicentenário de Pelotas

15 agosto 2022

Menção Honrosa

Menção Honrosa ao Grupo Escolar Faria Santos 1959.
Está Escola Estadual foi construída em 1947, na Pedreira do D.E.P.R.C., o nome foi em homenagem ao intendente do Rio Grande do Sul, Eng° João Luiz Faria Santos.

Britador

Britador Da Pedreira do Estado 

Este britador foi construído pela Companhia Americana em 1926, com o objetivo de produzir diferentes tipos de pedras — como brita 01, brita 02 e pó de pedra — destinados às obras do Porto de Rio Grande.

O processo de beneficiamento iniciava com a chegada das pedras brutas trazidas pelo trem. Elas eram transportadas sobre um pontilhão, também chamado de viaduto, localizado na parte superior da estrutura, onde funcionava o moedor primário. Após a primeira quebra, o material seguia em vagonetas até o moedor secundário, responsável por refinar ainda mais as pedras. Em seguida, passavam por peneiras de ferro que faziam a seleção conforme a granulometria desejada.

Depois de processados, os produtos finais eram direcionados por funis até quatro grandes compartimentos ou porões. Na parte inferior de cada porão, comportas eram abertas manualmente, permitindo o carregamento direto nos vagões de trem. Dessa forma, as pedras seguiam para o seu destino final: o Porto de Rio Grande.

Viaduto da Pedreira

Este viaduto ou elevado, era utilizado pelos trens da Pedreira para abastecer o britador com pedras. A figueira ainda existe.