Este relógio a corda pertencia a Usina termoelétrica da Pedreira do Estado em Capão do Leão, início do Séc XX.
Os apitos da Usina nos horários determinados era por este relógio, e a comunidade adjacente, baseavam seus horários pelos apitos.
Curiosidade: Ele está nesta parede a muitos anos, um certo dia enquanto falávamos em pessoas já falecidas que trabalhavam na Usina, o relógio saltou da parede sem que o suporte tenha se desprendido, quebrando o vidro do mostrador. Coloquei o no mesmo lugar, onde continua até hoje.
Jairo Costa
Historia relogios Silco,Sorel,Eska.
"A fabricante de relógios Eska, foi fundada por Sylvan Kocher e seu irmão, em Grenchen, na Suíça, no ano de 1918, tendo se estabelecido em Selzach (também na Suíça) em 1922.
O nome Eska vem das iniciais do seu fundador S e K, numa referência ao som dessas letras em francês.
Ao longo dos anos, a Eska produziu de diversos modelos de relógios ,de parede, carrilhões, pedestais, cucos e bolso
Não foi propriamente uma manufatura, porém gozou de certo "status" nos anos 40 e 50.
Utilizou-se dos ebauches, mas têm alguns modelos muito valorizados no mercado internacional o cabriolet, por exemplo. Não era um relógio caro, mas era confiável.
Nos últimos anos, o seu proprietário residiu no Brasil, o Sr. Edgard Kocher chegou a montar uma fábrica por aqui Emprêsa Brasileira de Relógios Hora SA, mas sofreu com a crise iniciada nos anos 70 e fechou a Fabrica Grupo Hora S.A na decada de 80.
O Sr. Edgard Kocher e Diretor Presidente da FANIA Empresa Nacional de Instrumentos Para Autos e Veiculos .
Com o maquinário suisso marca Sorel os relógios Silco e Eska foram bem comercializados por varias decadas, inclusive os relógios do Metrô de SP são desta marca.
No centro da cidade de São Paulo, existe um edíficio que ainda pertence a esta família, denominado de "Samuel Kocher" "
Fonte: Facebook em junho 2021
0 comentários:
Postar um comentário