Pedreira do Estado em Capão do Leão - RS

Aqui você terá contéudo nostálgico e recente relacionados a Pedreira do Estado em Capão do Leão - RS

10 junho 2021

Relógio da Usina termoelétrica

 Este relógio a corda pertencia a Usina termoelétrica da Pedreira do Estado em Capão do Leão, início do Séc XX.

Os apitos da Usina nos horários determinados era por este relógio, e a comunidade adjacente, baseavam seus horários pelos apitos.

Curiosidade: Ele está nesta parede a muitos anos, um certo dia enquanto falávamos em pessoas já falecidas que trabalhavam na Usina, o relógio saltou da parede sem que o suporte tenha se desprendido, quebrando o vidro do mostrador. Coloquei o no mesmo lugar, onde continua até hoje.

                    Jairo Costa

Historia relogios Silco,Sorel,Eska.

"A fabricante de relógios Eska, foi fundada por Sylvan Kocher e seu irmão, em Grenchen, na Suíça, no ano de 1918, tendo se estabelecido em Selzach (também na Suíça) em 1922.

O nome Eska vem das iniciais do seu fundador S e K, numa referência ao som dessas letras em francês.

Ao longo dos anos, a Eska produziu de diversos modelos de relógios ,de parede, carrilhões, pedestais, cucos e bolso


Não foi propriamente uma manufatura, porém gozou de certo "status" nos anos 40 e 50.

Utilizou-se dos ebauches, mas têm alguns modelos muito valorizados no mercado internacional o cabriolet, por exemplo. Não era um relógio caro, mas era confiável.

Nos últimos anos, o seu proprietário residiu no Brasil, o Sr. Edgard Kocher chegou a montar uma fábrica por aqui Emprêsa Brasileira de Relógios Hora SA, mas sofreu com a crise iniciada nos anos 70 e fechou a Fabrica Grupo Hora S.A na decada de 80.


O Sr. Edgard Kocher e Diretor Presidente da FANIA Empresa Nacional de Instrumentos Para Autos e Veiculos .

Com o maquinário suisso marca Sorel os relógios Silco e Eska foram bem comercializados por varias decadas, inclusive os relógios do Metrô de SP são desta marca.

No centro da cidade de São Paulo, existe um edíficio que ainda pertence a esta família, denominado de "Samuel Kocher" "

Fonte: Facebook em junho 2021


08 junho 2021

Um Sonho de Natal

 Um certo dia tive um sonho, sonhei com um projeto envolvendo às crianças da Escola Faria Santos, nesta época eu era coordenador da comunidade Santa Luzia.

Acordei e fui até a escola, chegando lá encontrei minha amiga e professora Graziele Mota, quando falei do sonho, ela teve a brilhante idéia de levar os alunos para integralos junto a comunidade Santa Luzia no presépio de Natal que fazíamos todos os anos e assim o batizou como um  Sonho de Natal. 

Em 2004, tomando conhecimento do nosso projeto o deputado Nelson Harther, que era acessorado pelo Paulo Ávila, tomou a iniciativa de contribuir com o nosso projeto, doando sua verba de gabinete, com este dinheiro conseguimos trazer do Porto de Rio Grande a nossa antiga María Fumaça, para que o Papai Noel podesse chegar de trem trazendo muitas alegrias a todas as crianças. As letras foram pintadas pelo Ugo Alexandre Albuquerque.

Alguns anos depois, a prefeitura de Capão do Leão vendo o grande sucesso da nossa festa natalina, resolveu nos ajudar, e desde então a festa tomou uma proporção jamais imaginada.

A comunidade do Cerro do Estado junto com a Prefeitura trabalham dias e noites para que o Sonho de Natal seja cada vez mais uma realidade na vida de todos nós.

São três dias de muitas realizações, chegada do Papai Noel no trem, dirigindo-se até a antiga balança ferroviária, decorada pela Eleida Saraiva Costa, transformando-a na casa do Papai Noel, onde o mesmo distribui balas para centenas de crianças. presépio vivo num espetáculo sensacional representado pelas crianças da comunidade. Glaci Ávila uma das coordenadoras das mulheres artistas na confecção de anjos e alegorias, shows em geral, praça de alimentação e entrada franca, tudo isso faz com que tenhamos a visita de milhares de pessoas.